terça-feira, 23 de junho de 2009

(Do pó viemos e ao pó retornaremos.)

Olá Pessoal, vamos discutir um assunto que sem dúvida passou pela vida de todos nós em algum momento, o mais provável é que deve ter sido na infância, ouvimos nas primeiras educações religiosas que recebemos como sendo uma verdade absoluta sobre a criação do mundo e a formação dos seres, aprendemos que Deus criou o mundo em 7 dias e 7 noites, depois criou o homem do barro e a mulher da costela de Adão. O mais intrigante é ver como milhares, talvez até milhões de pessoas acreditam ou são manipuladas a acreditarem na forma figurada.
A história do livro dos Gênesis é que o mundo era sem forma e vazio e havia trevas sobre a face do abismo e o espírito de Deus pairava sobre as águas, e com o tempo a terra foi tomando forma e as coisas se encaixando no seu devido lugar, Moisés escreveu isso numa época de muita ignorância apesar de ele ter vivido entre um dos povos mais avançados do mundo na época, os egípcios, mas o interessante nesta história é que ele relata o princípio do Big Bang e isso mostra que por mais que estudamos, pesquisamos, parece que há uma intuição na alma de alguns personagens que relataram fatos que vieram a ser comprovados pela ciência como verdade tempo mais tarde, como Galileu Galilei sobre a teoria de que a terra era redonda e girava em torno do sol e que era apenas um planeta circulando em sua órbita.
Acreditar que somos filhos dos barros e que mulheres foram feitas das costelas é sem dúvida um forma infantil de encarar a supremacia e magnitude de Deus, nosso planeta foi feito de um sistema único de criação e que tudo que existe passa pelo mesmo processo evolucionário.
O nosso corpo como todos os mamíferos não difere senão por nuança na forma exterior, no mais somos feitos das mesmas composições químicas e biológicas, as mesmas funções nos modos de nutrição, respiração, secreção, reprodução. Ele nasce, cresce, morre, se decompõe como todos os outros seres. Então quando Moisés refere-se que nós fomos feitos do pó e para o pó retornaremos ele está dizendo que assim como nosso corpo ou qualquer coisa existente neste planeta é feito da mesma composição, os átomos e moléculas, nosso corpo é formado por vários elementos como, carbono, oxigênio, nitrogênio, tudo o que está neste mundo está na mesma composição, tudo que temos em nós ou possuímos como objeto foi feito assim, o corpo que temos, carro que possuímos o notebook que estou escrevendo, a roupa que usamos, o livro que lemos, tudo isso veio do pó e para o pó retornará. Jesus disse que aqui não ficará pedra sobre pedra, tudo que construímos seja orgânico ou inorgânico foi retirado dos elementos que estão na natureza e um dia eles voltarão para ela para suprir as outras formas de vida que estão em estado latente esperando o momento da eclosão.
Nosso corpo nada mais é que o complemento de um processo evolucionário ramificado de outros corpos, se para você é chocante achar que é um descendente de macaco imagina descobrir que todos os vertebrados vieram de um único ser que habitou os mares há 500 milhões de anos, o Picaia. Não tem nada de estranho em saber que a vida surgiu com a união dos elementos como átmos, depois as moléculas e formou-se as células que foi se tornando em formas e evoluindo, aparecendo os primeiros seres até o surgimento dos peixes. Um feito fundamental desta engenharia divina foi a formação dos estromatólitos (ainda se na costa da Austrália), eles expeliam um gás que não lhe serviam, mas que de alguma maneira seria a principal força vital de nosso planeta, o oxigênio, este deu origem então a camada de ozônio protegendo a terra assim dos raios ultravioletas, com isso a terra foi concluindo a formação de todos os seres da terra e do mar.
O homem nada mais é que o complementos deste processo e que não somos descendentes de Adão e nem de Eva, até porque isso estaria em choque com as leis da natureza. Como dois seres originou todas as raças que compõe o planeta, sendo esses dois um só elemento e mesma genética? Porque dizem que Eva saiu da costela de Adão. Como pode esses dois terem dois filhos, e mais, e mais, e esses mesmos se casarem? Isso seria incesto, o que pode ocorrer várias complicações genéticas. No próprio livro dos Gênesis há uma contradição desta informação quando Deus encontra Caim no campo logo após o homicídio e o questiona sobre a presença de seu irmão, mas ele ignora Deus dizendo que não era tutor de seu irmão. Gênesis 3 Vs 8a 16, Deus descobre que Caim matou Abel por inveja e o lança para outra terra com sinal em seu corpo a pedido de Caim, para que todo aquele que o encontrasse não o matasse, mas quem poderia acha-lo senão o próprio pai e a mãe? Não havia mais ninguém na terra além dos três, mas os textos relatam que Caim habitou em uma terra distante e teve um filho com uma mulher e colocou o nome da cidade de Enoque, nome do seu filho.
Alguns pregadores dizem que Adão teve outros filhos até Caim encontrar essa terra, isso é desmentido no próprio livro do Gênesis no capítulo 4 Vs 25 quando diz: Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu a luz a um menino, a quem pôs o nome de Sete, porque ela disse: Deus me concebeu outro descendente em lugar de Abel que Caim o matou. Esses relatos mostram que são figuras e não podemos levar ao pé da letra, lembramos que a Bíblia é um livro espiritual e não científico.
Outro fato importante é sobre o castigo para Adão e sua mulher com relação a desobediência no paraíso, quando Deus diz a Adão, no suor do rosto comerás o teu pão. Gente, o suor do rosto não é um castigo mas uma força tarefa inteligente da natureza para evoluirmos intelectualmente e socialmente, porque o trabalho enobrece a alma e cria laços importantes, tanto que a natureza deu a alguns a inteligência e outros a força para trabalharem em conjunto, podemos ver um exemplo claro na construção de um edifício, um é engenheiro, outro mestre de obras e outros pedreiros. O trabalho é um benefício dado de graça pela lei da natureza e devemos ter orgulho desta dádiva.
Outro fato chocante é o castigo de Eva que dará a luz com dores de parto, sabemos que dores de parto é consequência do processo evolucionário, é o preço que se paga por seremos bípedes, os quadrúpedes dão a luz com mais facilidades que as mulheres, seus quadris são mais largos.
Podemos viver a vida com fé mas sem perder os olhos da razão.
Porque a ciência sem a religião é coxa e a religião sem a ciência é cega. Einstein
Um grande abraço a todos.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Quanto vale um perdão

Quantas vezes devemos perdoar nossos ofensores? Todos nós sabemos o que diz nos textos sagrados, mas o que poucos conhecem, e menos ainda os que praticam uma das mais fortes se não a maior virtude, o perdão.
Quantas vezes não dizemos para nós mesmos ou para outro que até perdoaria uma ofensa, uma agressão física ou moral, dizendo várias vezes, eu até perdôo desde que haja uma punição, que ele(a) sofra uma justiça, não é justo o que ele me fez e que isso passe impune.
Perdoar um amigo, filho, mulher, família, inimigo é um dever de todos nós, mas ai daqueles que diz, eu nunca vou perdoar, porque estaria escrevendo sua própria condenação, estaria alimentando seu egoísmo, uma das maiores chagas deste mundo.
Quem sabe se ele não descesse no fundo de sua consciência acharia uma resposta de sua própria culpabilidade. Quem pode garantir que a ação do agressor não foi uma reação da sua própria intolerância? Quem sabe se não tivesse obtido uma ofensa primeira sua não haveria uma discussão, uma ofensa?
Talvez se usássemos toda moderação não tivesse ocorrido o fato. Mas agora ser indulgente, intolerante, não se mostrar suscetível a uma situação de perdão em relação aos nossos adversários que errou e se mostra suscetível, será isso justiça da nossa parte, ou uma injustiça?
E se dependia de nós evitarmos as ofensas?
Quantas vezes nós queremos que o outro faça o que nós queremos e não o que ele próprio quer? Somos senhores de nós mesmo, agora querer ser senhor do outro isso já é domínio, será que isso é correto? Não preciso nem perguntar.
Não devemos anular nenhuma das responsabilidades, todos somos responsáveis por nossos atos, o que quero mostrar aqui é que muitas das nossas "justiças" que achamos certo, muitas vezes nós somos mais culpáveis do que perdoáveis. Alias nas questões de justiça ou injustiça, é melhor sofrer uma injustiça do que comete-la, porque a pior coisa que poderia acontecer a um homem é ir para o outro lado da vida com uma alma carregada de crimes.
Há duas maneiras de existir o perdão, aquele que sai da boca mas não do coração, é dizer, eu te perdôo, mas ao deitar na cama sentir-se corroído pelo senso de justiça que deveria ter feito ou pelo ódio que esse te faz sentir. Já dizia Shakespeare, sentir ódio é como tomar veneno e querer que outro morra. É dizer em você mesmo, eu perdôo mas não volto nunca mais com ele(a) ou não quero vê-la nunca mais na minha vida. está aí o perdão? Podemos chamar isso de perdão ou justiça?
Não; esse não é o perdão, o perdão válido por Deus e pela vida é aquele que lança um véu no passado e cai no esquecimento, quantas vezes nos lembramos de coisas que aconteceram na nossa infância ou juventude que hoje mais parece ridículo. Perdoar é estar limpo e confiante em Deus, porque não se preocupa com o perdão das aparências, ele conhece nosso intimo, seus olhos estão em todos os lugares, quer seja público ou oculto, não devemos esquecer que sobre nós há uma legião de protetores mas também de opressores, por isso devemos sempre estar atentos com o que devemos atrair, opressores ou protetores? Todos os espíritos se unem por afinidades, se você for imperdoável, intolerante, irá atrair esse nível de espíritos.
O esquecimento completo das ofensas é virtudes das grandes almas.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Acreditar, qual a melhor forma ou maneira.

Quando ligamos uma telivisão, vemos um filme, lemos um livro que trata de assuntos religiosos, descobrimos hoje que exitem várias religões, grande ou pequenas, mansas ou chocantes, afinal qual delas é mansa e qual é chocante? O que é chocante para mim pode ser mansa para você. O que vemos hojé é uma verdadeira batalha pela disputa bilhonária do poder. Todas de alguma maneira tentam nos invadir com suas convicções. Os líderes se encumbem de dizer a verdade que muitas vezes nem eles mesmos sabem onde está fundamenta a verdade, uns dizem, na Bíblia, outros no Torá, outros nos Vedas e assim vai.
Mas onde será mesmo que está fundamenta a verdade? O mais provável e aceitável que está na consciência de cada um. Cada um carrega o senso de justiça do que é certo e errado, mas onde está o certo e o errado? Realmente algumas vezes podemos questionar, mas nunca devemos nos esquecer que há princípios que não irão mudar. O certo e o errado está onde ternima meu direito e começa o seu. Você pode dizer, esse é o conceito de liberdade, não podemos dizer que aí está seu direito e o seu dever?
Então, pois bem, o certo e o errado está exatamente no que fere minha liberdade. É tão ilógico pensar que a verdade pertence a um homem, uma crença, achar que Deus prefere um e despreza o outro. Podemos ver um exemplo tão claro quando analisamos uma passagem da Bíblia que da a origem de 3 grandes religiões, os Judeus, os muçulmanos e os cristãos. Não poderiam estes ser a mesma coisa? Por que não?
Se Abraão teve dois filhos e ele mesmo era amado por Deus e sua mulher Sara que até então não podia engravidar, o que diz nos textos sagrados que ela concebeu um menino aos 90 anos de idade, como isso é possível? Pode uma mulher dar a luz aos 90 anos de idade? Lógico que não! É um pensamento tão ingênuo achar que isso ocorreu desta forma, numa época em que a expectativa de vida não se chagava aos 50 ou 60 anos de idade, onde não se tinha o menor conhecimento para medicamentos e os alimentos as comidas eram preparados de forma precária, sem contar os cuidados com relação a saúde.
Os ingênuos sempre dizem, "Deus pode tudo, meu filho", eu digo, pode mesmo, só não pode mudar a lei da natureza aos caprichos de sua fé. Deus já criou a lei da natureza perfeita para o sistema deste globo, ele não precisa mudar sua lei de acordo com os tempos.
Quem tem necessidades de mudar é o homem que se evolui intelectualmente de tempos em tempos. Deus prova sua grandeza pela imutabilidade de suas leis.
Abraão teve 2 filhos, um com sua serva chamada Hagar que se chamou Ismael e Isaque com sua mulher, Sara.
Da linhagem de ismael originou todo o povo Islâmico e de Isaque todo o povo Hebreu que hoje são os Judeus. Os dois tem promessa de bençãos sobre os povos, mas o que vemos hoje são esses primos disputando um Deus que mais parace carente do que um Deus que rege as leis do universo.
Como pode um Deus amar um servo Chamado Abrão e dar -lhe dois filhos e ainda prometer bençãos sobre esses povos e depois gostar de um e desprezar o outro? E também agora surgir os cristãos que se dizem povo de Deus por serem seguidores de Jesus que era Judeu. Os Hebreus se diziam povo de Deus, os escolhidos, depois os Judeus, agora os Cristãos, Afinal quem é o povo de Deus? Porque eles dizem que os muçulmanos adoram Alá, os Judeus o Jeová, os Cristão a Deus, os Hindus a Brahma e os Budistas o estágio Nirnava. O que importa a nomenclatura, Deus? Aliás Deus é um ser para ter nome? É masculino ou feminino? Somente uma mente pequena para se apegar a "valores" que talvez nada interessa.
O que podemos dizer e afirmar como sendo verdade são os elementos existente na lei da natureza, hoje sabemos que todo o universo é composto com energia e matéria, o nosso e todos corpos são matéria e energia, e sabemos também que tudo que existem quer seja orgânico ou inorgânico é composto por átomos que nada mais é que elétron, prótons e neutrons, girando numa velocidade de um ráio, então quando tomamos banho, a água que nos lava, a toalha que nos seca, a roupa que aquece, o alimentos que comemos, o garfo, a mesa, nós e tudo que existe e feito de átomo. Se estamos presos a esse sistema, onde está Deus, incluso neste sistema? Não pode, se isso fosse ele não seria Deus, pois estaria sujeito as transformações que sofrem esse sistema, então ele não seria Pleno, absoluto.
Deus está no Éter ( Sistema fora da energia e da matéria).
Quando falamos emitimos uma frequência de som e outra pessoa ouve é porque o som percorre o espaço. A frequência do som é a mesmo que a da luz porém com uma intensidade bem menor, mas tudo isso mostra que existe a energia, matéria e espaço e Deus está fora disso. Então quando dizem que orando Deus ouve e atende suas orações, onde fica os pensamentos, ele percorre um espaço? Se percorre ele é energia, se ele é energia um dia podemos manipular a mente das pessoas, conversar por telepatia a longa distância, talvez um dia não pecisaremos mais de carro ou telefones.
Há sem duvidas há perguntas que não podemos responder, por isso também não podemos afirma que existe um Deus parcial, que ama um e despreza o outro, que faz uma lei aqui e desfaz ali, que cria aqui e destroi ali. Tudo que existe é uma lei de nascer, crescer, envelhecer e morrer. Deus criou a vida para progredir, assim como a semente gera o broto, que gera a árvore, que gera os frutos e volta a gerar a sementes, assim se faz a vida e para a vida.

Pesquise neste blog