quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Quem quer carregar sua própria cruz e negar a si mesmo?


Podemos ver um texto de Jesus descrito no livro do apóstolo Lucas no capítulo VI v. 22,23.

Jesus diz assim: Sereis bem felizes quando os homens vos odiarem, vos separarem, vos tratarem injuriosamente rejeitarem o vosso nome por causa do filho do homem. Regozijai-vos nesse dia e exultai de alegria porque uma grande recompensa vos está reservada no céu, porque foi assim que seus pais trataram os profetas.

Chamando a si o povo e seus discípulos, ele lhes disse: Se alguém quer vir após mim, que renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a si mesmo, se perderá; e aquele que perder a sua vida por amor de mim e ao evangelho, se salvará. Com efeito que serviria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ou a si mesmo? (São Marcos, capítulo,VIII v 34 a 36. São Lucas Cap.IX v.23,24,25. São Mateus. Cap.X v38 e 39. São João. Cap.XII v24,25

Quando Jesus diz que devemos renunciar a nós mesmo, ele está dizendo para dizermos não aquilo que gostamos mas não nos edifica, que são os prazeres da carne, porque a carne milita contra o espírito. Renegar a nós mesmo é olhar para o futuro da nossa própria evolução moral e dizer não as coisas que nos dão prazer, mas que são frutos das nossas imperfeições e que não agrada a Deus. O próprio apóstolo João diz também em outra passagem que, aquele que quiser ser amigo do mundo se constitui inimigo de Deus.

Regozijai-vos, disse Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por causa de mim, porque por isso sereis recompensados no céu. Estas palavras podem ser traduzidas assim: Sedes felizes quando os homens, por sua má vontade a vosso respeito, vos propiciarem a ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porque o mal que vos fazem reverter em vosso proveito. Lamentai-os, pois pela sua cegueira, e não os maldigais.

Depois ele ajunta e diz: Aquele que quiser me seguir, carregue sua cruz, quer dizer, suporte corajosamente as tribulações que sua fé lhes suscitará; porque aquele que quiser salvar a sua vida e seus bens em me renegando, perderá as vantagens do reino do céu, os passo que aqueles que tiverem perdido tudo neste mundo, mesmo a vida, para o triunfo da verdade, receberão na vida futura o prêmio da sua coragem, da sua perseverança e da sua abnegação; mas aqueles que sacrificaram os bens celestes os gozos terrestres, Deus disse: Já recebestes a vossa recompensa.

Finalizo com um texto de Paulo quando ele diz que, Tudo é lícito, mas nem tudo me convém. Cabe a cada um de nós identificarmos os frutos do espírito para assim avançarmos cada vez mais na verdade.

Um abraço a todos e que Deus nos abençoe.

Pesquise neste blog