terça-feira, 23 de junho de 2009

(Do pó viemos e ao pó retornaremos.)

Olá Pessoal, vamos discutir um assunto que sem dúvida passou pela vida de todos nós em algum momento, o mais provável é que deve ter sido na infância, ouvimos nas primeiras educações religiosas que recebemos como sendo uma verdade absoluta sobre a criação do mundo e a formação dos seres, aprendemos que Deus criou o mundo em 7 dias e 7 noites, depois criou o homem do barro e a mulher da costela de Adão. O mais intrigante é ver como milhares, talvez até milhões de pessoas acreditam ou são manipuladas a acreditarem na forma figurada.
A história do livro dos Gênesis é que o mundo era sem forma e vazio e havia trevas sobre a face do abismo e o espírito de Deus pairava sobre as águas, e com o tempo a terra foi tomando forma e as coisas se encaixando no seu devido lugar, Moisés escreveu isso numa época de muita ignorância apesar de ele ter vivido entre um dos povos mais avançados do mundo na época, os egípcios, mas o interessante nesta história é que ele relata o princípio do Big Bang e isso mostra que por mais que estudamos, pesquisamos, parece que há uma intuição na alma de alguns personagens que relataram fatos que vieram a ser comprovados pela ciência como verdade tempo mais tarde, como Galileu Galilei sobre a teoria de que a terra era redonda e girava em torno do sol e que era apenas um planeta circulando em sua órbita.
Acreditar que somos filhos dos barros e que mulheres foram feitas das costelas é sem dúvida um forma infantil de encarar a supremacia e magnitude de Deus, nosso planeta foi feito de um sistema único de criação e que tudo que existe passa pelo mesmo processo evolucionário.
O nosso corpo como todos os mamíferos não difere senão por nuança na forma exterior, no mais somos feitos das mesmas composições químicas e biológicas, as mesmas funções nos modos de nutrição, respiração, secreção, reprodução. Ele nasce, cresce, morre, se decompõe como todos os outros seres. Então quando Moisés refere-se que nós fomos feitos do pó e para o pó retornaremos ele está dizendo que assim como nosso corpo ou qualquer coisa existente neste planeta é feito da mesma composição, os átomos e moléculas, nosso corpo é formado por vários elementos como, carbono, oxigênio, nitrogênio, tudo o que está neste mundo está na mesma composição, tudo que temos em nós ou possuímos como objeto foi feito assim, o corpo que temos, carro que possuímos o notebook que estou escrevendo, a roupa que usamos, o livro que lemos, tudo isso veio do pó e para o pó retornará. Jesus disse que aqui não ficará pedra sobre pedra, tudo que construímos seja orgânico ou inorgânico foi retirado dos elementos que estão na natureza e um dia eles voltarão para ela para suprir as outras formas de vida que estão em estado latente esperando o momento da eclosão.
Nosso corpo nada mais é que o complemento de um processo evolucionário ramificado de outros corpos, se para você é chocante achar que é um descendente de macaco imagina descobrir que todos os vertebrados vieram de um único ser que habitou os mares há 500 milhões de anos, o Picaia. Não tem nada de estranho em saber que a vida surgiu com a união dos elementos como átmos, depois as moléculas e formou-se as células que foi se tornando em formas e evoluindo, aparecendo os primeiros seres até o surgimento dos peixes. Um feito fundamental desta engenharia divina foi a formação dos estromatólitos (ainda se na costa da Austrália), eles expeliam um gás que não lhe serviam, mas que de alguma maneira seria a principal força vital de nosso planeta, o oxigênio, este deu origem então a camada de ozônio protegendo a terra assim dos raios ultravioletas, com isso a terra foi concluindo a formação de todos os seres da terra e do mar.
O homem nada mais é que o complementos deste processo e que não somos descendentes de Adão e nem de Eva, até porque isso estaria em choque com as leis da natureza. Como dois seres originou todas as raças que compõe o planeta, sendo esses dois um só elemento e mesma genética? Porque dizem que Eva saiu da costela de Adão. Como pode esses dois terem dois filhos, e mais, e mais, e esses mesmos se casarem? Isso seria incesto, o que pode ocorrer várias complicações genéticas. No próprio livro dos Gênesis há uma contradição desta informação quando Deus encontra Caim no campo logo após o homicídio e o questiona sobre a presença de seu irmão, mas ele ignora Deus dizendo que não era tutor de seu irmão. Gênesis 3 Vs 8a 16, Deus descobre que Caim matou Abel por inveja e o lança para outra terra com sinal em seu corpo a pedido de Caim, para que todo aquele que o encontrasse não o matasse, mas quem poderia acha-lo senão o próprio pai e a mãe? Não havia mais ninguém na terra além dos três, mas os textos relatam que Caim habitou em uma terra distante e teve um filho com uma mulher e colocou o nome da cidade de Enoque, nome do seu filho.
Alguns pregadores dizem que Adão teve outros filhos até Caim encontrar essa terra, isso é desmentido no próprio livro do Gênesis no capítulo 4 Vs 25 quando diz: Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu a luz a um menino, a quem pôs o nome de Sete, porque ela disse: Deus me concebeu outro descendente em lugar de Abel que Caim o matou. Esses relatos mostram que são figuras e não podemos levar ao pé da letra, lembramos que a Bíblia é um livro espiritual e não científico.
Outro fato importante é sobre o castigo para Adão e sua mulher com relação a desobediência no paraíso, quando Deus diz a Adão, no suor do rosto comerás o teu pão. Gente, o suor do rosto não é um castigo mas uma força tarefa inteligente da natureza para evoluirmos intelectualmente e socialmente, porque o trabalho enobrece a alma e cria laços importantes, tanto que a natureza deu a alguns a inteligência e outros a força para trabalharem em conjunto, podemos ver um exemplo claro na construção de um edifício, um é engenheiro, outro mestre de obras e outros pedreiros. O trabalho é um benefício dado de graça pela lei da natureza e devemos ter orgulho desta dádiva.
Outro fato chocante é o castigo de Eva que dará a luz com dores de parto, sabemos que dores de parto é consequência do processo evolucionário, é o preço que se paga por seremos bípedes, os quadrúpedes dão a luz com mais facilidades que as mulheres, seus quadris são mais largos.
Podemos viver a vida com fé mas sem perder os olhos da razão.
Porque a ciência sem a religião é coxa e a religião sem a ciência é cega. Einstein
Um grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. QUANDO DEUS FEZ ADÃO E EVA ELE DISSE CRESCEI E MULTIPLICAI..QUEM GARANTE QUE ELES NÃO TIVERAM MAIS FILHOS E FILHAS E DEPOIS NASCEU CAIM E ABEL.TALVEZ DEUS FALA DELES PORQUE FOI O PRIMEIRO HOMICÍDIO NA TERRA.QUERIDO TINHA TAMBÉM NA BÍBLIA UM POVO GIGANTE,TALVEZ FOI ISSO....CAIM CASOU COM UMA DESSAS MULHERES GIGANTES,,GÊNESIS 6-4-(PORQUE DEUS TAMBÉM PODERIA FAZER QUANTAS PESSOAS QUISESSEM NÃO TEMOS QUE QUESTIONAR TANTO A DEUS O QUE IMPORTA É O SEU GRANDE PODER ...NEM TUDO FOI RELATADO NA BÍBLIA,,,SE VOCÊ FOSSE FAZER UM LIVRO SOBRE SUA VIDA COM CERTEZA MUITAS COISAS NÃO COLOCARIA NÉ...ENTÃO NEM TUDO DEUS COLOCOU ....A MISTÉRIOS QUE SÓ DEUS CONHECE NÃO CABE A NÓS SABER...Salomão, em Eclesiastes 3.11:
    Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.

    Ainda Salomão em Eclesiastes 11.5:
    Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.1Coríntios 2.11:
    Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.UM ABRAÇO ....ESPERO TER ENTENDIDO;;;;;PAZ JESUS AMA VOCÊ..fICA UMA PERGUNTA VOCÊ CONHECE A BÍBLIA?E A DEUS JÁ TEVE INTIMIDADE COM ELE?CONHECE Á JESUS CRISTO QUE MORREU POR VOCÊ E TE SALVOU/

    ResponderExcluir
  2. SEJA OBCECADO EM TER INTIMIDADE COM DEUS..TODO SEU CONHECIMENTO NÃO TE LEVARÁ A NADA SENÃO TIVER CONHECIDO A DEUS...1 Reis 4-29
    Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.DEUS QUE DAR PRA VOCÊ UMA VIDA DE PAZ.INTIMIDADE COM ELE..SÓ ESTUDAR NÃO ADIANTA SE DEUS NÃO DE TER O ENTENDIMENTO ESPIRITUAL VOCÊ VAI LER A BÍBLIA COMO LÊ UM LIVRO QUALQUER VAI CONTINUAR VAZIO DE DEUS....FICA EM PAZ JESUS AMA VOCÊ SUA INTELIGENCIA FOI DEUS QUE TE DEU.

    ResponderExcluir

Pesquise neste blog

Carregando...